ACESAC – Ação Social e Educativa da Paróquia de Santo Antonio: | contato@acesac.org.br | Rua do Barro Preto. 467 Vila Pinheiros | Cordeirópolis-SP
Conheça o ACESAC – Ação Social e Educativa da Paróquia de Santo Antonio

Sobre Nós

Utilizando um trabalho na área de Assistência Social, já existente há alguns anos na Paróquia, nosso pároco PE. Antonio Rodrigues de Miranda, juntamente com membros da Congregação Mariana, Pastoral da Família e Pastoral da Juventude, questionaram o assistencialismo e paternalismo do trabalho, seus pontos positivos e negativos, caminhando assim na transformação do trabalho, bem como seus objetivos e finalidades No dia 1ºde setembro de 1981 é fundada a ACESAC – Ação Social e Educativa da Paróquia de Santo Antonio de Cordeirópolis. Organizou-se juridicamente dentro de todos os aparatos legais. Ao longo desses 39 anos, A ACESAC presta serviços de relevância social aos munícipes proporcionando oportunidade de escuta, acolhida para que encontrem alternativas que solucionem seus problemas emergentes, bem como, possam lidar com as situações de conflito e vulnerabilidade social . Porém está no voluntariado sua maior força de trabalho. Pessoas que doam seu tempo e seu trabalho, gratuitamente, num gesto de solidariedade e amor ao próximo.

Atividades Desenvolvidas

Atendimento Social Oferece cursos de: Bordado, Crochê, Corte e Costura, Pintura em Tecido e Patchwork Palestras Educativas; Parceria com o Rotary Club; Ações comunitárias; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Ações com foco na troca de informações sobre: Deveres das Crianças e Família, A FAMÍLIA e os vínculos afetivos na Infância; o Papel dos Pais nas Novas Estruturas Familiares; direitos socioassistenciais, auto estima, importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, adolescência, estatuto da criança e do adolescentes, entendendo as fases do desenvolvimento das crianças e adolescentes, convivência grupal, convivência familiar, conhecendo os outros serviços prestados no município e como acessá-los, felicidade, trabalhando os valores para a vida: paciência, amor, solidariedade, respeito, preconceito, importância dos limites da vida dos filhos, violência contra as mulheres, cidadania, estatuto do idoso, violência doméstica, participação social, benéficos do INSS, como se dá a eleição do Conselho Tutelar; participação dos nossos usuários em fóruns; avaliação dos serviços ofertados junto aos nossos usuários, práticas e vivências culturais, lúdicas, buscando estimular a criatividade e sua participação mais efetiva, ampliando a oportunidade de inclusão social. Empréstimos de equipamentos hospitalares; Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com palestras. Festas comemorativas como: Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Natal dos Assistidos, Dia do Voluntário Eventos:Noite de Prêmios, Porco no Rolete Distribuição de roupas e calcados aos usuários; Além da atividades que desenvolve participa também dos Conselhos Municipais: (CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMI – Conselho Municipal do Idoso, CAE – Conselho de Alimentação escolar, COMSEA – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, CMDPD – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência)

Quantas pessoas participam das atividades?

A ACESAC atende em média 90 famílias por mês com cesta básica.
1981 - 2024 - ACESAC – Ação Social e Educativa da Paróquia de Santo Antonio - Cordeirópolis-SP -
Criação de Sites, Lojas Virtuais e Marketing Digital